Sugestão de melhoria para planos de voo com troca de bateria

Sugestão de melhoria para planos de voo com troca de bateria

Olá equipe Litchi,

Gostaria de sugerir uma melhoria relacionada ao recurso de planos de voo com terrain following.

Atualmente, quando realizo um plano de voo longo (por exemplo, para vistoria de estradas), acompanho o drone pelo solo e, ao final da bateria, faço o pouso no ponto em que ele se encontra. No entanto, ao retomar o plano de voo após a troca de bateria, o software considera novamente a altitude em relação ao ponto de decolagem inicial. Isso gera inconsistências de altitude, podendo resultar em sobreposição incorreta das fotos ou até riscos de segurança, já que o drone não mantém a mesma metragem de altura em relação ao terreno no ponto em que parou.

Minha sugestão seria que o Litchi tivesse uma opção para retomar o plano de voo exatamente do ponto em que foi interrompido, mantendo a mesma altitude relativa ao terreno naquele trecho — sem depender da referência do ponto de decolagem original. Isso evitaria perdas ou ganhos de altitude indesejados e garantiria maior precisão em missões longas que exigem troca de bateria.

Acredito que essa funcionalidade seria extremamente útil para quem utiliza o Litchi em inspeções lineares (como estradas, linhas de transmissão, oleodutos etc.), onde a continuidade e consistência da altitude são fundamentais.

Observação: Uso o drone Dji mini 3.

Obrigado pela atenção e espero que essa sugestão possa ser considerada em futuras atualizações.

Olá,

Sugiro você planejar a sua missão com um software externo, como o plugin de QGIS GeoFlight Planner e então importar o csv no Litch Hub, para enfim voar com o Litch pilot Beta.

Dessa forma voce terá o controle que precisa para manter a altura de voo de.cada waypoint independente do ponto de decolagem.

Eu já fiz missões desse tipo com o meu DJI Mini 3.

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This is something already planned for future updates.

Thank you for the suggestion!

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Ótima notícia, ficarei aguardando ansiosamente.

Obrigado, pela dica Gabriel, tentarei utilizar esse plugin no Qgis, até a atualização sair para o aplicativo, conforme mencionado a Litchi.

Olá, Gabriel.

Não consigo ver como essa abordagem resolveria o problema de fato. Mesmo planejando a missão em um software externo e importando o CSV, a altitude do drone continua sendo sempre relativa ao ponto de decolagem.

Se, após a troca de bateria, a decolagem ocorrer em um local cerca de 15 metros mais alto que o ponto anterior, ao retomar a missão o drone inevitavelmente voará aproximadamente 15 metros mais alto em todo o trecho restante, já que a referência de altitude será reiniciada no novo takeoff.

Ou seja, o planejamento externo pode até ajudar a tornar o perfil de voo mais previsível, mas não elimina a mudança de referência vertical causada pela troca do ponto de decolagem, que é justamente o problema que estamos tentando resolver.

Se eu estiver entendendo algo errado, fico aberto a esclarecimentos.

I understand the request but you can already use AGL during planing so you don’t need to do all that extra work. It will maintain the same relative altitude above ground during the entire mission. Just a thought. Enjoy…

Olá, Ramon.

Com o Litch voce tem a opcao de planejar o voo com altitude em relacao ao ponto de decolagem (ABOVE TAKE OFF) ou em relacao ao solo (ABOVE GROUND).

De fato, conforme o Mike_M citou, voce já pode planejar a missao com a opcao ABOVE GROUND, isto é, com AGL (ABOVE GROUND LEVEL), assim, independente do ponto de decolagem ou da elevacao do terreno, a altitude do waypoint é em relacao ao ponto que esta sendo sobrevoado.
Isso já é o suficiente para voce fazer o que precisa. O único porém é investigar qual é a base de mapas de elevacao do que o APP utiliza, e verificar se isto é confiável para a sua área de voo.

Ou seja, nao consigo replicar o seu problema.

Com o plugin de QGIS, por padrao o CSV gerado automaticamente é com altitude/altura AGL. Isto é a coluna #39 altitude mode:

0: above take-off
1: above ground

Infelizmente o litch nao permite trabalhar com altitude absoluta Above Mean Sea Level.

Assim, quando voce importar no Litch, o CSV será convertido a uma missao com altitude/altura AGL.

Porém, o que eu estava tentando explicar é que voce também tem a opcao de gerar um CSV manualmente com alturas em relacao ao ponto de decolagem. Para isso voce deve inserir um modelo digital de elevao (DEM) quando usar o plugin de QGIS, assim a camada gerada Photo Points com os waypoints terá a coluna “altitude”, que é a altitude absoluta (AMSL Above Mean Sean Level). E entao voce poderá usar esse dado de altitude absoluta para editar manualmente o CSV, substituindo a altitude em relacao ao terreno, por uma altitude em relacao ao ponto de decolagem calculada por voce.
A altitude Above Take Off é:
altitude Above Take Off = “height” - “altitude” - “altitude ref. take off”
Onde,
Altitude Above Take Off: é a altitude que deve estar no CSV que sera importado no Litch.
altitude: é a altitude da camada “Photo Points” gerada pelo plugin.
altitude ref. take off: é a altitude do seu ponto de decolagem

Lembrando que nesse metodo, no CSV, voce também deverá editar a coluna #39 altitude mode para 1.

Segue em anexo exemplo do CSV gerado pelo Plugin (Above Ground) e um CSV gerado manualmente por mim, considerando o ponto de decolagem com altitude 234, isto é, a elevacao do ponto 1.

Evidentemente, que no seu caso concreto voce precisará revisar o CSV para cada local de decolagem. Mas com alguma habilidade de programacao voce pode automatizar esse processo.

De fato, gerar um CSV para altitudes Above Take Off é trabalho e exige a revisao para cada local de decolagem. Porém esse método tem a vantagem que voce poderá utilizar com um modelo digital de elevacao melhor (mais atualizado, com melhor resolucao espacial, etc…) que o modelo adotado pelo Litch.

Planejamento no QGIS com o plugin e modelo digital de elevacao.

Camada Photo Points com coluna de altitude AMSL.


CSV gerado pelo plugin e importado no Litch, com altitude Above Ground.


CSV manualmente editado para usar altitude Above Take Off (elevacao do waypoint 1 = 234m) e importado no litch.

The issue is that when flying a large mission that requires a change of battery and resuming from a location at an elevation different from the original take-off elevation, the remaining waypoint heights already defined in the waypoint mission will be inconsistent with respect to the portion of the flight already flown. No plugin is going to remove that limitation.

Currently, the only way to work around this limitation is to pre-plan where the battery change location will occur. This essentially requires the entire mission to be broken into “battery-sized” missions where each sub-mission is adjusted for its own take-off location using Litchi’s, or the elevation model of your choice.

Since the drone will only ever be able to determine its height above take-off, each part of the mission (determined by the battery) will have to be pre-planned using the anticipated take-off location for each respective part.